Al Jazeera irá treinar jovens de favelas em tecnologias de vídeo 360°. Veja como participar

0

As tecnologias imersivas de comunicação na web vem contribuindo para que comunicadores possam envolver o público nas reportagens. A Al Jazeera, maior emissora de televisão jornalística do Catar, em parceria com os coletivos Papo Reto e GatoMídia, convidam jovens para participar de uma seleção do workshop de vídeos em 360 graus My people, our stories (Meu povo, nossas histórias). O projeto também conta o apoio das produtores Sete Leguas Filmes e Studio Kwo, além do apoio da Samsung. A iniciativa global liderada pela Constrat VR/Al Jazeera inicia e forma jovens do Sul Global em tecnologias imersivas de comunicação na web.

O projeto escolhe especificamente jovens que nunca tiveram experiência com vídeos 360°, assim como pessoas com práticas em produção de vídeo vindo de países onde há menor penetração da tecnologia 360°. Dessa forma, o projeto visa ajudar a desfazer qualquer barreira de entrada nessa área de trabalho, bem como dar suporte àqueles que querem contar suas histórias de maneira inovadora.


Trecho de documentário sobre uso das artes cênicas para educar crianças nas favelas do Quênia, na África

10 jovens de regiões da cidade do Rio de Janeiro serão reunidos, com o intuito de cobrir histórias dessas comunidades que, de alguma forma, se relacionam com questões políticas e com as eleições presidenciais de 2018. O workshop ocorrerá de 29 de agosto a 4 de setembro em período integral na Nave do Conhecimento, unidade Nova Brasília, Complexo do Alemão.

Os participantes receberão auxílio passagem e alimentação durante o período do workshop, assim como acesso a todos os equipamentos necessários para produção de vídeos em 360 graus. O conteúdo produzido será publicado nas plataformas da Al Jazeera / Contrast VR com milhões de visualizações.

As inscrições ocorrem até o dia 6 de agosto e o resultado da seleção será divulgado no dia 12 de agosto. Os interessados podem se inscrever através do link: https://goo.gl/forms/6AQRYTMKTWwWRTzd2