Siga o FP nas redes sociais

Cultura

Avisa aí que Favela também é diversão!

Renato Silva

Publicado há

no dia

De Ferias Com o Ex-Favela

A vida do favelado é cheia de tanta correria, que nem chega o fim do dia e o cansaço já está batendo. Seria bom se tivesse gente usando o talento e a criatividade para transformar a rotina chata em brincadeira, presenteando todo mundo com um sorriso, né? Seria não, já é.

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, Renan Alves, um jovem de 22 anos, cria do Tuiuti, resolveu usar a internet pra inverter uma lógica que a TV está sempre reforçando, de que só as tais “celebridades” devem ser notadas pelos jovens, que em sua maioria acabam não se identificando representados nela.

Pare e pense por um instante, quantos favelados estão na tela da TV diariamente? Certamente você não vai criar uma lista grande, se é que vai. Esse foi um dos motivos que fez com que o youtuber criasse uma paródia da atração da MTV. “Tava cansado de ver vários ‘playboy’, várias pessoas famosas, sempre a mesma coisinha, sempre aquela coisa tipo armada… nunca nada diferente, resolvemos fazer o De Férias Com o Ex – Favela”, explica.

Apesar de ser um vídeo divertido, o youtuber conta que a intenção é fazer o favelado se identificar, sorrindo e se sentindo representado. “Porque onde já se viu favelado na MTV fazendo De Férias Com o Ex, ninguém nunca viu né. A gente nunca é notado na sociedade, a gente quer ser visto de alguma forma. Mostrar que o favelado também pode fazer o próprio de Férias Com o Ex”, esclarece Renan, mostrando a consciência em torno do trabalho bem humorado.

Canal Renan R10

O Renan resolveu, em 2015, juntar alguns amigos e histórias do cotidiano das pessoas e produzir vídeos gravados apenas com o celular e lançar nas redes. Foi desse jeito que surgiu a ideia do canal Renan R10, também nome artístico do youtuber, com a simples missão de divertir.


“A ideia do canal é fazer as pessoas sorrir, só isso.”  

O canal já tem mais de 17 mil inscritos e eles já lançaram dezenas de vídeos desde 2015. Um dos vídeos alcançou mais de 800 mil visualizações, um funk muito engraçado sobre um rapaz que paga açaí e coxinha pra mina dele no baile.

Além do bom humor, os funks do canal agradam crianças e famílias da favela, já que não costumam ter palavrões, como a jornalista Gabi Coelho destacou no texto “Alô, sociedade! Criança adora funk e tem projeto no Morro do Tuiuti provando isso” para a ong Voz das Comunidades.

O canal Renan R10 é mais uma de tantas provas práticas da potência que a favela carrega, de profissionais de diversas áreas, arte, educação, entretenimento e uma infinidade de outras atividades. Basta que sejamos notados e tenhamos acesso à oportunidades.

Texto: Renato Silva / Edição: Daiene Mendes / Foto: Reprodução YouTube

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário